Guia básico para a sua primeira viagem ao exterior

primeira viagem ao exterior

A primeira viagem ao exterior é sempre marcante e gera boas lembranças, diversas histórias para contar e muito mais.

Agora, para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é fundamental se planejar com antecedência, afinal, viajar para fora do país envolve algumas burocracias e cuidados especiais.

Sendo assim, no artigo de hoje nós separamos um guia básico para te ajudar a planejar a sua primeira viagem ao exterior!

Assim, você conseguirá aproveitá-la ao máximo e diminuirá as chances de passar perrengues ou problemas.

Portanto, continue acompanhando a leitura com atenção e fique por dentro das principais dicas e informações para a sua primeira aventura internacional. 

Vamos lá?

Primeira viagem ao exterior: o guia básico

Pesquisas

Viajar para o exterior significa conhecer culturas diferentes, hábitos e costumes que não vemos por aqui, falar com pessoas que possuem um idioma diferente do nosso e assim por diante.

Por isso, enquanto o dia da sua viagem não chega, “mergulhe” ao máximo no destino. Leia notícias e artigos em sites/blogs, veja dicas na internet, confira vídeos no YouTube, etc.

Dessa forma, quando você chegar no destino, você estará muito mais preparado e ciente do que fazer, aonde ir, com quem falar, etc.

Dinheiro

Como você sabe, fazer uma viagem ao exterior é algo que envolve uma série de gastos.

Portanto, organize-se financeiramente para ter o dinheiro necessário para a sua viagem e monte uma planilha para ter uma visão mais clara de todos os gastos que terá.

Além disso, não esqueça que, ao viajar para fora do país, você precisará da moeda estrangeira para poder usar no destino. 

Por isso, ao longo do seu planejamento, vá acompanhando o câmbio e compre a moeda local aos poucos, de maneira gradativa.

Isso porque, assim você pode aproveitar as baixas da moeda, visto que o câmbio varia e conseguir um bom preço médio final.

E, além de levar dinheiro em espécie, leve um cartão também. Pode ser o de crédito ou um pré-pago, por exemplo.

Dessa forma, se houver qualquer problema ou imprevisto você não ficará sem dinheiro. 

Já pensou se você perder o dinheiro em espécie ou alguém roubá-lo? Se você não tiver um cartão, uma outra forma para realizar pagamentos, você passará por “apertos” no destino.

Documentação e vacinas

Como dissemos no início do artigo, existem algumas burocracias que você irá se deparar em sua primeira viagem ao exterior, e a documentação é uma delas.

Isso porque, para entrar em outro país (exceto aqui na América do Sul), você precisa de um passaporte válido.

Além disso, dependendo do destino, você também pode precisar de um visto e/ou certificado internacional de vacinação e profilaxia.

Portanto, em seu planejamento, se informe se o destino que irá exige tais documentos e/ou vacinas e resolva essa questão o quanto antes.

Não deixe para tirar seu passaporte ou visto de última hora. O mesmo vale para as vacinas também, tome-as com uma certa antecedência (semanas antes de viajar).

Ah! E quando estiver com todos os documentos, vouchers e comprovantes em mãos, tire cópias de cada um deles, tanto de maneira digital quanto impressa.

Assim, se houver algum problema como perda ou roubo, você não ficará sem a sua documentação.

Seguro viagem

Ao fazer a sua primeira viagem ao exterior (ou qualquer outra), imprevistos ou problemas podem acontecer.

Por isso, antes de viajar, contrate um bom seguro viagem e que tenha coberturas que você considere importantes.

Afinal, ao fazer esse investimento, você terá um serviço que oferece assistência médica, entre outras coberturas para a sua viagem.

E ele é extremamente importante pois, caso você não tenha um seguro e houver alguma adversidade em sua viagem, você terá que pagar do próprio bolso e, dependendo do caso, pode ser bem pesado.

Hospedagem

Outra dica importante para a sua primeira viagem ao exterior refere-se à hospedagem. Isso porque, você precisa encontrar um lugar para que você possa ficar enquanto estiver no destino.

Pode ser um hotel, um resort, uma pousada, um Airbnb, um hostel… enfim, há diversas opções para você escolher.

Portanto, em seu planejamento, faça uma boa pesquisa na internet, compare preços, veja avaliações de hóspedes e escolha uma acomodação que esteja de acordo com o seu perfil.

A única coisa a ter em mente é que você não precisa ficar em uma “super hospedagem” (claro, a não ser que você queira). 

Isso porque, a maior parte do tempo você estará visitando lugares, passeando pela cidade e assim por diante. Ou seja, você ficará na hospedagem basicamente para dormir e/ou fazer alguma refeição como o café da manhã.

Roteiro

Como dissemos na primeira dica, ao planejar a sua primeira viagem internacional é de suma importância que você pesquise bastante.

E com base nestas pesquisas, você já pode ir montando o seu roteiro também.

Veja quais atrações e pontos turísticos mais valem a pena conhecer, quais tours e passeios fazer, quais lugares visitar, quais os endereços, quais os horários de funcionamento, quais os preços de ingressos e bilhetes e assim por diante.

Dessa forma, você conseguirá montar um ótimo roteiro e que permitirá que você curta ao máximo o destino.

Apenas duas dicas importantes:

  1. Monte um roteiro realista, que dê para você seguir. Não coloque muitas coisas para fazer por dia, porque você pode se frustrar e/ou ficar muito cansado. 
  2. Não fique limitado ao roteiro. Tenha alguns espaços para que você possa fazer coisas não planejadas, que só descobriu lá. 

Alimentação e transporte

Qualquer que seja a sua viagem para o exterior, você precisará comer e se locomover.

Por isso, em seu planejamento, veja quais são os melhores estabelecimentos gastronômicos para fazer refeições (e isso não quer dizer os mais caros) e veja qual ou quais meios de transporte valem a pena utilizar.

De repente é o Uber ou o transporte público, ou ainda, pode ser alugar um carro, pegar um táxi, andar de bicicleta… 

Avalie as condições, preços e estruturas de cada um.

Bagagem

Inúmeras pessoas quando fazem a primeira viagem ao exterior, exageram na bagagem e levam muito mais que o necessário.

Por isso, ao fazer as suas malas seja objetivo. Pesquise na internet como estará o clima no destino e monte sua bagagem de acordo.

Dessa forma, você levará somente roupas, peças e acessórios que, de fato, irá usar no destino.

Se estiver muito frio, por exemplo, você não precisa levar shorts, bermudas, regatas, etc. Seja estratégico em suas escolhas.

Além disso, não esqueça de colocar em sua bagagem um kit de medicamentos, itens de higiene e carregadores, baterias, etc. para seus dispositivos eletrônicos.

Estacionamento

Por fim, mas não menos importante, temos aqui uma dica para o dia da sua viagem.

Se você for com seu carro até o aeroporto, não deixe de reservar uma vaga em um estacionamento para deixá-lo enquanto viaja. Deixar na rua com certeza não é a melhor opção.

E caso você queira economizar, mas sem deixar a segurança de lado, procure por estacionamentos que fiquem próximos do aeroporto – normalmente eles são mais em conta que o estacionamento próprio do aeroporto.

Então, por exemplo, se você é de SP, pesquise por um estacionamento aeroporto Guarulhos na internet e reserve uma vaga para o seu veículo. Você conseguirá uma boa economia com as diárias.

E então, gostou do nosso guia básico para a sua primeira viagem ao exterior? Comente abaixo o que achou, queremos ouvir você. Até a próxima!