Dicas para planejar uma viagem de carro pela América do Sul

Fazer uma viagem de carro pela América do Sul é um grande sonho para muitas pessoas com espírito aventureiro. Além disso, enfrentar diversas altitudes e climas, conhecer inúmeros pontos dos países vizinhos e fazer um intercâmbio único são oportunidades ao alcance.

Contudo, uma viagem de carro pela América do Sul é longa e oferece muitas adversidades. Portanto, para se preparar melhor e realizar seu sonho com tranquilidade, confira aqui dicas essenciais!

Documentos essenciais para viajar de carro

Certificado Internacional de Vacinação

Primeiramente, muitos países, como a Argentina e o Chile, exigem do turista vindo do Brasil o chamado “Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia Contra Febre Amarela”.

Onde conseguir?

De fato, qualquer posto de saúde do seu município fornece gratuitamente a vacina contra a Febre Amarela.

Contudo, esteja atento: todas as pessoas que viajarão com você precisarão levar o certificado.

Depois que estiver vacinado, você pode obter em casa, imprimindo, o Certificado Internacional de Vacinação através do Portal de Serviços do Governo Federal. Mas, atenção: certificado deve ter como data de emissão um período posterior a 10 dias de sua viagem.

Documentos de identidade

Carteira de identidade (Registro Geral)

Você poderá utilizar a sua carteira de identidade, o velho RG, na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, desde que ela esteja em bom estado de conservação e atualizada.

Passaporte (para países especiais)

Contudo, se você pretende atravessar a fronteira para a França (Guiana Francesa), Suriname ou Guiana, é importante que você leve, também, o seu passaporte.

Carteira de motorista

De mesmo modo, fique atento: a identidade não deve ser substituída pela carteira de motorista, que, óbvio, você deve levar também para a viagem. Ademais, a Permissão Internacional para Dirigir (PID) pode ser muito útil em viagens mais longas, também.

Seguro Carta Verde

Aliás, ao viajar em território de países do Mercosul com carro estrangeiro (caso de quem está em um carro com placa do Brasil e pretende, por exemplo, ir ao Uruguai), é obrigatório possuir o Seguro Carta Verde.

Ainda, o Seguro Carta Verde, seguro obrigatório do Mercosul, é pago de acordo com o número de dias em que você transitará no exterior com o carro.

Planejando a rota

Considere a época do ano

Antes de mais nada, você deve levar em consideração os principais pontos que você quer conhecer. Se a sua aventura privilegiar o Cone Sul, por exemplo, você deverá escolher a época do ano em que viajará, pois muitos pontos turísticos ficam fechados durante o inverno.

Equipe o seu carro

Certamente, se você pretende viajar de carro por uma rota mais ao Norte, por sua vez, planeje adquirir galões de gasolina ou reservatórios externos para o seu carro. Pois, a dificuldade com o abastecimento durante trechos importantes da viagem, já fora do Brasil, é uma reclamação constante dos aventureiros.

Além disso, é bom equipar seu carro com rádio automotivo. Pois viajar ao som de música é mais do que importante! 

Evite as rodovias no Norte do Brasil

O maior desafio para a sua viagem de carro não está no estrangeiro, mais dentro do Brasil. Se você pretende ir visitar um país andino ou caribenho, evite, se possível, utilizar a Região Norte do Brasil como rota.

Existem largos trechos de estrada não-concluídos na região, o que poderá lhe dar uma dor de cabeça adicional e gastos a mais com o carro. Sair do Brasil pelo Centro-Oeste poderá ser mais seguro.

Cuidados essenciais ao viajar de carro pela América do Sul

Nem todos os lugares aceitam cartão de crédito

Leve dinheiro em espécie

Nem todos os lugares aceitam cartão de crédito. Ou seja, é importante que você leve uma quantidade boa de dinheiro – de preferência, dólar. É melhor, inclusive, que você troque a moeda pela local ao chegar nos países de destino, pois o serviço de câmbio poderá sair bem mais caro no Brasil.

Medidas como essa facilitarão, durante a sua viagem de carro, o abastecimento e o pernoite.

Você também pode sacar em caixas eletrônicos

Do mesmo modo, outra possibilidade é sacar dinheiro em caixas eletrônicos com moeda local, modalidade também permitida. As taxas, no entanto, são de 12% sobre o valor do saque, o que é bastante caro.

Cuidado com a corrupção!

De fato, agentes de segurança corruptos não são uma exclusividade do Brasil. É comum que carros com placa do exterior sejam parados em toda a América do Sul para que os policiais cobrem propina, alegando que há alguma coisa fora do padrão.

Considere instalar câmeras no carro

Portanto, para se proteger disso, instale, se possível, câmeras visíveis em seu carro, de modo que o agente de segurança saiba estar sendo gravado. Assim, a possibilidade de você sofrer extorsão diminui consideravelmente, conforme a experiência de muitos viajantes.

Segurança é fundamental

Primordialmente, perceba que alguns trechos em países mais ao Norte, como na Colômbia ou Peru, possuem ainda zonas de guerrilha ativas, onde é comum que aconteçam sequestros de viajantes.

Portanto, planejar a sua rota, procure conhecer a situação dos trechos de estrada que você irá pegar. Ainda, depoimentos de viajantes, informações nos mapas e leitura de jornais poderão lhe ajudar a fazer uma viagem bastante tranquila.

Considere adquirir um seguro-saúde

Provavelmente, você enfrentará, ao longo da viagem, temperaturas extremas, que podem variar dos 40º ao frio mais absoluto. Chuva e neve, altitude, sol intenso, tudo isso em poucos dias, são desafios consideráveis para qualquer corpo humano.

Portanto, antes de viajar, contrate um seguro-saúde com boa cobertura. Assim, em qualquer evento de desconforto ou mal-estar, você poderá ser atendido por médicos sem maiores problemas. Para além disso, existe tranquilidade maior do que a de saber que será atendido se algo acontecer?

Dirija com segurança

Com todas essas dicas em mente, e planejando sempre parar para descansar, dividir o volante com um companheiro, e se hidratando, você está pronto para começar a sua aventura!