Como manter os cabelos bonitos durante viagens

Meu cabelo sempre mudou demais em viagens. Impressionante, mas é super perceptível no espelho e em fotos. Você já deve ter notado, os cabelos mudam mesmo de acordo com o país que você está (ou mesmo estado, no Brasil mesmo), e isso se deve a fatores como clima, umidade do ar e a água do local. Mas, longe de ser algo irremediável: eu consegui controlar os efeitos de uma viagem nos meus fios! Quer ver como?

Antes de ir

Descobri que uma das melhores coisas que posso fazer pelo meu cabelo antes de embarcar em qualquer viagem que seja é uma hidratação. É ótimo para deixar o cabelo mais maleável e evitar que ele fique amassado e com frizz depois de algumas horas no ar-condicionado do avião, na poltrona do ônibus ou mesmo no carro, no barco, no trem.

Na mala

Você já deve imaginar que vou falar aqui que é importante levar seus produtos de preferência. Mas não, eu vou além! Descobri um shampoo e um condicionador personalizados! Isso quer dizer que eles são feitos só para mim, para as necessidades do meu cabelo e até de acordo com as condições do lugar para onde eu vou. Essa ideia já é conhecida nos EUA, e agora também no Brasil. Qualquer pessoa pode personalizar seu tratamento e seguir com um produto exclusivo para qualquer canto do mundo! A dica apenas é despachar as embalagens na mala ou colocar em frasco menor se quiser levar na bagagem de mão.

No destino

Capriche na finalização, ela é a base de tudo na rotina durante a viagem. Se você lavar bem os cabelos, usar os produtos adequados e finalizar à sua maneira (seja com um bom leave-in, usando o secador ou até o babyliss), o visual bacana do cabelo pode durar até 3 dias. Muitas vezes, aliás, o cabelo vai ganhando aspecto e caimento mais bonitos a cada dia, como se você acordasse linda todos os dias em qualquer canto do planeta. Caso isso não aconteça, outra dica é apostar em penteados, naquele estilo mais natural possível – o “day after” preferido das francesas. Até porque isso poupa tempo em viagens: que tal um coque mais alto? Ou uma presilha na franja e o restante do cabelo bem amassado?

Se for rapidinho

Se sua viagem for curta, de 2 a 3 dias, a melhor dica é cuidar do seu cabelo em casa e não esquentar muito a cabeça. Hidratar antes de sair de casa é o melhor sempre. Mas talvez você nem precise levar shampoo e condicionador – tudo depende da sua rotina de lavagens! Se for daquelas pessoas que lava a cada 2 ou 3 dias, pronto! É só fazer aquela lavagem caprichada antes de viajar, finalizando o cabelo como de costume. Ele deve permanecer arrumado durante toda a viagem.

Na volta

Os cuidados que tenho no pós-viagem dependem totalmente do tipo de destino e aventura que tive contato… Se estamos falando aqui de destinos praianos, deserto ou lugares com clima muito quente, o ideal é apostar em algum ritual de tratamento mais pesado. Aliás, que tal já deixar agendada no salão uma hidratação na ida e outra para a volta? Ou pode fazer em casa mesmo, sem problema algum.

Por que seu cabelo muda em viagem afinal?

Independentemente do destino, ele muda sim. E tudo começa no avião; as várias horas dentro de um voo faz com que os fios fiquem expostos ao ar-condicionado, o que resulta em um ressecamento de imediato, e nós. Algumas pessoas também sentem os fios mais oleosos em seguida…

Mas o problema vai bem além disso: não é só a falta de umidade que influencia, como também o calor, o frio, e até a alta umidade. A alta umidade por exemplo é uma das principais causas para o frizz, então é super comum observar os fios mais arrepiados nesse tipo de clima. Chato né?

Em viagens a lugares com o clima muito seco ou em uma temporada em que as chuvas são menos frequentes no destino, é certo que haverá mudança nos seus fios. A baixa umidade tem efeito direto no fio! E é aí que entra toda aquela história de preparar o cabelo para a viagem e de levar e usar os produtos certos.

Vale ainda te contar que a falta de umidade no ar aliada a fatores como sol, vento, poluição, mar, entre outros, podem ter efeitos ainda mais devastadores no seu visual.

Sem falar nas condições da água de cada país, que são totalmente diferentes… Você sabia que a água da Europa é extremamente alcalina e que, por isso, os cabelos acabam ficando mais ressecados por lá? Ou seja, se tem viagem marcada para lá, já sabe que deve redobrar a atenção em relação à hidratação, ou se não, vai ver nas fotos um cabelo com aspecto de mal cuidado…

Sim, é isso mesmo, dependendo do ambiente em que você se encontra, seu fio pode ficar menos ou mais propenso à oleosidade, ao brilho, à oleosidade. E cada pessoa sente os efeitos de um lugar de uma forma diferente. Portanto, o ideal é sempre pensar no conjunto de fatores que vai encarar nas suas férias e agir diante dela.