O Brasil é repleto de diversidades culturais e paisagens exuberantes. Viagens no Brasil são incríveis. Mesmo assim conhecemos muito pouco destinos afastados, porém muito impressionantes. Hoje falaremos sobre a Caverna do Diabo. Uma rede de cavernas localizadas no interior de São Paulo, na serra do mar.
A Caverna do Diabo está localizada em uma região montanhosa e repleta de cachoeiras. Tendo em vista isto o foco deste local está na visitação a pé e em trilhas.
O que fazer na Caverna do Diabo?
Caverna do Diabo representa apenas 1 rede de cavernas na região, porém o nome se popularizou e hoje representa todo o complexo. Além da Caverna do Diabo diversas outras cavernas estão disponíveis para visitação sendo que em grande parte há uma rede de trilhas muito bem sinalizadas e conservadas para se caminhar.
Visite a Caverna do Diabo:
Tempo para visitar tudo: 1 dia e meio a 2 dias
Quilômetros a serem percorridos: + 20km
Local para almoço: Sim
Local de Hospedagem: Sim, porém limitado ao número de vagas.
Vale lembrar e que não citamos até agora: Para visitar a Caverna do Diabo é necessário ter um guia turístico, o mesmo é obrigatório e caso você esteja no local sem o mesmo serão impostas multas e obrigado a se retirar. O motivo de toda esta burocracia está na preservação do ambiente, com o constante aumento no número de visitantes a prefeitura local e moradores donos de comércios no complexo impuseram estas condições para que o local fique sempre limpo, original e conservado.

Museu da Caverna do Diabo
Para quem está indo visitar a região não parar no museu é uma grande ofensa. Lá estão guardados objetos roubados por turistas e recuperados das cavernas do complexo dentre outros artefatos incríveis da região.
Acessibilidade da Caverna do Diabo
Ao contrario do que muito se pensa a rede de cavernas pode ser visitada por pessoas de todas as idades, hoje as trilhas da região estão muito bem sinalizadas e bem pavimentadas, sendo que em alguns trechos o caminho é feito por cima de pontes.
Para cadeirantes o acesso fica limitado a algumas cavernas, isto devido ao próprio acesso as mesmas e não ao seu interior, muitas cavernas possuem piso plano o que possibilita e muito o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
Além das trilhas vale a pena visitar o restaurante que possui excelentes pratos.
Como ir até a Caverna do Diabo
Você poderá ir até o local de transporte próprio ou mesmo de van, para isto recomendamos uma excelente empresa de transporte privado, com ela você poderá ir e voltar com total conforto e privacidade.
Para quem deseja ir por conta, pesquisar a melhor rota é crucial, escolher o melhor horário do dia bem como criar um plano são fundamentais para conseguir excelentes experiências com o passeio.
Como Contratar um Guia?
Um guia turístico é obrigatório para visitar a rede de cavernas e o mesmo pode ser contratado no próprio local. Sem o guia a preservação do ambiente estará em risco. O Guia turístico além de manter o ambiente preservado apresenta detalhes sobre a biodiversidade do local, por este motivo contratar um guia turístico para o seu passeio será sempre uma excelente opção.
O Guia turístico poderá ser solicitado em dias úteis na cidade ou mesmo procurando-o pela internet. Ao procurar na internet certifique-se que o mesmo está credenciado.4
Procure também datas onde o local estará vazio, possibilitando um maior aproveitamento.
Roupas especiais
Roupas especiais não são uma exigência no passeio, porém é fundamental você ir com roupas confortáveis para uma longa caminhada bem como ir amparado sempre por uma garrafa d’água.
Visitar a rede de cavernas exige boa disposição física, por isto alimente-se bem a garanta um passeio sem demais problemas.